Capas para Cadeiras

Neste feriado prolongado de 15 de novembro aproveitei para costurar capas para seis cadeiras altas que tenho na sala de jantar.
Apesar do estofamento original das cadeiras ainda estar em bom estado, capas servem como uma boa proteção, além de renovarem o ambiente.
E conforme o nosso humor poderemos ter vários ambientes, apenas trocando as capas.
Estou num momento vintage, floral, por isso escolhi duas padronagens bem “vovozinha”, em popeline.
O metro do tecido saiu a R$24,00 e utilizei 5,30m para fazer as seis capas de encosto e seis capas de acento(um conjunto). Optei em fazê-las separadas, pois comprei tecidos para dois jogos de capas, que combinam entre si (“composê”).

Partindo então da cadeira original, tirei as medidas do acento(frente e fundos), das laterais, da parte de trás e da frente do encosto, observando que a cadeira tem um desenho assimétrico e a medida da base do encosto é menor que a parte do alto. Isto foi compensado pela largura da madeira na base, que era maior. Utilizo tecido de prova (algodão cru ou um lençol velho) para riscar os moldes, pois facilita o manuseio e os encaixes da modelagem. Feitos os moldes, estes são unidos com alfinetes na própria peça e ajustados. Retiram-se as possíveis irregularidades e então transferem-se as medidas para o tecido, deixando 1 cm para as costuras. Todas as peças são alinhavadas e novamente vestidas na cadeira, para então ser feita a costura final e os acabamentos.

A capa do acento recebe uma tira de elástico largo, ou em toda a volta ou apenas no fundo e por baixo da cadeira. Optei por esta segunda ideia, pois fixou melhor a capa no acento (tenho duas meninas muito agitadas em casa!!).

Esta padronagem é a do segundo conjunto de capas e pode ser combinado com o anterior.

Você pode optar por um tecido mais firme, tipo lona, lonita, sarja ou mesmo jeans, ou ir em direção oposta, seguindo com uma chita bem florida e alegre!

About these ads

Uma resposta em “Capas para Cadeiras

  1. Gostei muito das capas, mas essas ainda são um desafio a vencer para mim…ainda não cheguei nesse nível de performance na costura. Parabéns!

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s