Torta de escarola com batatas e shitake

fotos: Cybele

Vamos ver se vocês gostam desta. Ela leva no seu recheio batatas cozidas, escarola refogada e cogumelos shitake. Se não gostar de shitake, substitua pelos tradicionais champignons.
Prepare a massinha, super fácil: 250g de farinha de trigo+100g de manteiga sem sal+2 colheres(sopa) de margarina sem sal (+ou- 50g)+5 colheres(sopa) de água gelada+1 pitadinha de sal. Coloque tudo no processador e no pulsar misture somente para formar uma farofinha. Se não tiver processador, não fique preocupada: use a ponta dos dedos e misture delicadamente, para não deixar a massa borrachenta. Abra a massa com os dedos numa forma de aro removível e coloque na geladeira enquanto prepara os ingredientes do recheio(30min).


Recheio:
4 batatas grandes, descascadas, cortadas em rodelas e cozidas firmes.
50g de cogumelos shitake reidratados (coloco com um pouco de água no microondas por 1 minuto em PA, retiro e aguardo 5 minutos para reidratar), cortados em tirinhas.

 
1 maço de escarola, lavado, picado e refogado com uma pitadinha de sal
creme preparado com 1 colher (sopa) de maisena+2xícars(chá) de leite+1 colher (sopa) de queijo ralado): leve ao fogo para engrossar e reserve.
Refogue o cogumelo em um pouco de azeite (2 a 3 colheres de sopa), adicione sal a gosto e incorpore delicadamente as batatas, para que não se desmanchem, mas peguem o sabor. Se gostar, junte salsinha picada, como eu fiz.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Montagem da torta: Coloque as batatas refogadas sobre a massa de torta. Acrescente o creme por cima e depois a escarola refogada, polvilhando queijo ralado. Asse por uns 35 minutos.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s