A boa e velha Torta de Maçãs…


Esta semana refiz a Torta de Maçãs, cuja massa é extremamente simples:

Massa: 250g de farinha de trigo+ 120g de manteiga ou margarina sem sal+ 4 colheres (sopa) de água gelada+ 2 colheres (sopa) de açúcar+ 1 pitadinha de sal. Misture tudo no processador ou com a ponta dos dedos para formar uma bolinh, que deve ser deixada na geladeira por 30 minutos, enquanto você prepara o recheio.
Recheio: 1 Kg de maçãs tipo fuji ou gala, descascadas e picadas em cubinhos+ 1 xícara (chá) de açúcar (mascavo ou branco, fica a seu gosto)+1 colher (chá) de canela em pó+1 pitada de noz moscada+ 1 pitada de cravo em pó+1 colher (sopa) de amido de milho (maisena). Coloque todos os ingredientes, menos a maisena, numa panela e deixe cozinhar levemente emfogo médio, mexendo ocasionalmente. Quando estiver macio, mas não muito mole, acrescente a colher de maisena, mexa e reserve: isso vai encorpar um pouco a calda, formando um creme.

Pré-aqueça o forno a 200ºC, abra delicadamente a massa com o rolo em superfície enfarinhada e coloque parte da massa no fundo de uma forma refratária (reserve cerca de 1/3 da massa para a cobertura); depois, junte o recheio de maçãs e cubra com a massa aberta restante. Pincele com gema de ovo batida e faça alguns furos, para escapar o vapor do recheio enquanto assa.
Leve ao forno por uns 35 minutos ou até dourar a cobertura.
Fica muito gostosa acompanhada com uma bola de sorvete de creme e melhor ainda de um dia para o outro (se sobrar…)

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s