Terremoto no Japão


(foto: Agencia O Globo)
Mais uma vez a Terra se movimenta e atinge severamente a costa do Japão, deixando um rasto de destruição e mortes.
Apesar de todo o preparo deste fantástico povo, foi inevitável o que ocorreu após tsunames com ondas que chegaram a 10 metros e abalos de magnitude 8,8.
Imagino, e só posso imaginar, o sofrimento desta gente,da mesma maneira como aconteceu no Haiti, na China, na Nova Zelândia, na Itália.
O povo japonês se prepara diariamente para enfrentar a movimentação da Terra, treina desde as criancinhas até os mais idosos a agirem corretamente nestas condições catastróficas.
Igualzinho a nós, brasileiros…Quando se diz que “Deus é brasileiro” eu só balanço a cabeça. Nós contamos “com a sorte” de sermos “um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza…”, pois “não precisamos nos preocupar com nada”, “nada vai nos acontecer…”. Ainda bem!! Porque se dependesse de nossa porca educação, da nossa aversão a tudo o que é memória, a tudo o que é amor ao lugar e às pessoas estaríamos fritos!
Não ouvi (pelo menos ainda) notícias de saques no Japão, vocês já ouviram? Mas ouvi no Haiti, em Teresópolis,…”Culpa da pobreza”: mentira!! Aqui o lobo come o lobo! Aqui se explora o leite de merenda escolar, se desvia donativos para os desabrigados, se explora o turismo sexual no carnaval e o comércio de cervejinha e churrasquinho de gato, “porque gera empregos…”.
No Japão, ministros se suicidam quando ocorre alguma irregularidade, para não cairem em vergonha. Aqui eles se vangloriam do que fazem.
No Japão se investe em tecnologia, aqui a pesquisa é largada ao último plano.
No Japão os “empurradores de gente” nos metrôs usam luvas, aqui o povo anda como boiada e age como tal.
Enquanto a Terra se movimenta e se acomoda, ainda ouviremos muitas outras catástrofes, não pela “ira de Deus”, mas por condições naturais, independentes de nossa atuação. Porém, no que nos cabe – o cuidado das coisas – isso estamos devendo muito. Não interessa, não dá status, não dá fama, não dá poder.
Num país em que se dá mais valor ao BBB e a inauguração de viadutos, esperar o quê, não é?

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s