Comida caseira: bolo de abacaxi

Acredito que muitos destes bolos com o caramelado embaixo e a fruta por cima nasceram do reaproveitamento de alguma delas que já passava do ponto, como uma banana madura ou um abacaxi machucadinho. E como nada se desperdiçava nos áureos tempos, lá íamos nós pra cozinha, fazer bolo com calda caramelada pro lanche.
Eu aprendi a caramelar diretamente a forma na chama do fogão, colocando 2 xícaras de açúcar e 1 de água (esta na verdade pingando aos poucos, a medida que o caramelo vai se formando), com muito cuidado para não haver queimaduras.
 Mas se você quiser fazer separadamente e depois despejar na assadeira, esteja à vontade. Depois, coloca-se fatias de alguma fruta madura, que neste caso foi um abacaxi cortado em meias luas finas.
A massa é a de um bolo mais firme e é colocada sobre a fruta. Assamos o bolo em forno pré-aquecido a temperatura média, por uns 30 minutos mais ou menos.
Esta massa levou: 3 ovos inteiros bem batidos+ 1 e meia xícara (chá) de açúcar (acrescente aos poucos aos ovos e continue a bater) + meia xícara (chá) de óleo (continue a bater) + 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (a partir daí só misture com a colher) + 1 colher (sopa rasa) de fermento.
Espere esfriar para desenformar. Este foi cortado na própria forma e servido aos pedaços.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s