Tapioca com côco


Lembro-me de ter comido tapioca pela primeira vez uma tarde há muito tempo atrás, dos anos 80, no ponto final do ônibus Castelo, centro do Rio. Eu tinha saido do serviço na Ilha do Governador às 13h e fui direto ao centro para resolver alguma coisa que não me vem à mente. Na volta eu estava verde de fome e uma mulher bem negra, como se fosse uma das baianas do Di Cavalcanti, estava com seu tabuleiro de tapioca, vendendo os pedaços. Eu não costumo comer nada na rua mas aquela nuvem branquinha no tabuleiro, polvilhada com uma camada generosa de côco fresco, me fez esquecer o medo de uma indisposição gástrica e comprei um pedaço de sua tapioca. Aliás, a coisa mais deliciosa que já comi!!!Que Deus abençoe as mãos desta mulher doceira, que me deu um gosto tão bom naquela tarde!
Esta minha receita não chega nem aos pés da dela, mas é fácil e fica bem gostosa.
Tapioca com côco:
1 xícara grande (250ml) de tapioca
750ml de leite fervente
1 lata de leite condensado
50g de côco ralado, fresco ou seco reidratado
Misture à tapioca o côco, o leite condensado e o leite fervente numa tigela grande. Tampe com filme plástico e deixe a tapioca absorver o líquido (isso se dará mais ou menos quando ela ficar morna).
Depois, misture novamente para soltar os pedacinhos e está pronta, podendo ser comida à temperatura ambiente ou fria.

Comente aqui

