Almoço de Domingo: Risoto de champignons e Coxas de Frango Ensopadas


Tem uns bons 12 anos que eu não preparo um almoço somente para mim, colocando a mesa com um só lugar e apreciando a comida demoradamente. Hoje as meninas foram passear com o pai e eu resolvi me dar um presente, visto que o tempo estava chuvoso e feio, cinzento demais para me aventurar por uma caminhada que fosse.
Temperei 1 kg de coxas de frango sem pele com sal, limão, mostarda Dijon, 1 cebola grande cortada a Juliana (tirinhas), 1 cenoura cortada em rodelas finas e um talo e folhas de salsão, picados miudinho. Deixei “marinar” por uns 15 minutos e depois retirei apenas as coxas de frango, refogando-as em 2 colheres (sopa) de óleo para pegarem uma cor levemente dourada. Acrescentei a marinada, misturei e fui mexendo de tempos em tempos, para “amalgamar”. Acrescentei 1 xícara (chá) de água e 1 colher (chá rasa) de alçafrão da terra (o amarelinho). Tampei e deixei cozinhar até a carne ficar tenra, quando então destampei a panela e deixei o caldo reduzir um pouco.
O risoto é o basico e fiz apenas 1 xícara (chá) de arroz.
1 litro de caldo de frango
1 xícara (chá) de arroz arbóreo sem lavar
50g de manteiga sem sal
1 pacotinho  de champignons em conserva, cortados finos
1 colher (sopa) de salsinha fresca
1 pitada de alçafrão
Refogue o arroz na manteiga e quando ele ficar translúcido acrescente os cogumelos, mexendo sempre. Aos poucos, acrescente o caldo de frango, mexendo para o arroz absorvê-lo. Aos poucos mesmo, mexendo com paciência. Acrescente a salsa e o alçafrão. Experimente o sal e se necessário corrija. Quando o arroz estiver al dente mas ainda tiver caldo, desligue o fogo e tampe a panela, deixando-o repousar uns 15 minutos. Há quem goste de colocar uma xícara (chá) de creme de leite antes de servir, mas eu preferi deixar como está.
Comi bem devagarinho, sem pressa do dia a dia, apreciando o meu…suco de maçãs!

2 respostas em “Almoço de Domingo: Risoto de champignons e Coxas de Frango Ensopadas

    • OI, Li! Na verdade eu já o tinha antes mesmo do Cyblog da Cybele, mas ficou adormecido pois estava muito complicado de manusear. Como ficou melhor, resolvi ressucitá-lo. Obrigada pelo carinho! Bjs!

Comente aqui

