Cúpulas de abajur reformadas.

Natal chegando, eu com meus comichões de “jingle bells” (amo o Natal!).
As cúpulas do lustre da cozinha e do abajur já estavam velhinhas e passaram por uma reforma.
Tecido, giz de alfaiate, cola quente, tesoura.

Coloque o tecido na mesa de trabalho e posicione a cúpula a ser reformada, de maneira a marcar um ponto de partida. Depois, com cuidado, vá girando a cúpula no tecido, ao mesmo tempo que marca com giz a curvatura que ela vai formando.
Você deve fazer mais ou menos 3/4 de circunferência e depois conferir com sua cúpula, sem recortar o tecido, se está cobrindo toda a superfície e mais uma margem de 3 cm para acabamento. Se sim, deixe 2 cm de margem além da linha riscada e recorte o tecido.

Posicione novamente o tecido sobre a cúpula e verifique que está esticado e que nenhuma parte fique sem tecido. Feito isso, passe um pouco de cola quente, ou sobre a dobra original da cúpula, ou sobre uma das margens do tecido, fixando a margem para o início da remodelagem.
Mantenha em alguns pontos uns pingos de cola e ajeite o tecido. Terminada a volta, dobre para dentro a margem do tecido que finalizou a volta, de maneira a dar um acabamento mais bonito, fixando com cola quente.

Dê repiques nas bordas inferior e superior da cúpula; coloque cola quente de pouco em pouco (a cada 5 cm) e vire o tecido para dentro da cúpula, dando a volta sobre a borda original. Cuidado, pois a cola é quente mesmo e quem não está acostumado vai se queimar.

Se quiser, pode dar acabamento com sotache, sianinha ou viés, formando acabamento nas bordas ou padrões de desenhos, colando com a cola quente.

Como chega o Natal, escolhi o xadrez vermelho.
Quando o Natal se for, substituo as cúpulas por outras de padronagens diferentes.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s