Pentecostes – 19 de maio de 2013

maio2013 119

Embora eu não seja batizada na religião católica, sou cristã a meu modo e acompanho as datas, tentando entendê-las a partir do material de vivências que adquiri com meus amigos das diversas religiões.

Sei que poderíamos interpretar o Pentecostes sob vários pontos de vista, filosofias ou religiões e como referência deixo o texto simples que encontrei na Wikipédia:

“Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], “o quinquagésimo dia” é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentencostes.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.”

Com muito carinho, aceitei uma tarefa de minha nova prô, a Carla, que me pediu auxílio na elaboração de um “Divino” para a sala de aula. Foi uma coisa de improvisação e pá-pá-pum!, primeiro tentando encontrar os pombinhos aqui em SP (ficou difícil na última hora), mas estes são abundantes na região de São Luiz do Paraitinga (SP) e Cunha(SP), não aqui na capital. Então, improvisei um molde e reproduzi 22 pombinhos em feltro, os quais a prô Carla fixou no enfeite, feito de CD e fuxico.

maio2013 109

peças em feltro

maio2013 110

peças já costuradas, sem detalhes

maio2013 114

biquinhos, pezinhos e olhinhos…

maio2013 111

maio2013 113

maio2013 115

maio2013 116

Enfeite da prô Carla, já na minha porta.

Neste ano de 2013 o Pentecostes será celebrado no domingo 19 de maio.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s