Pão de Mel

outubro13 005
Esta receita foi passada pela culinarista e chocolatier Dalva Zanforlin, que deu uma excelente aula gratuita no site EduK, sobre chocolates.
Fiz os pães de mel, que ficaram ótimos!,mas cometi o erro de preparar uma receita inteira (rende 40 unidades) e eu só dispunha de 12 forminhas de mini bolos. Para não perder a massa, coloquei o restante em uma forma de bolo inglês e foi um sucesso! Agora, farei assim para colocar na mesa do Natal ou para presentear um amigo especial! E também as unidades menores pra venda, é claro.
Receita, com a licença da Dalva:
Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 e meia xícara (chá) de açúcar mascavo escuro, molhadinho.
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de leite
4 ovos inteiros
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau (não use achocolatado, pois fica ruim)
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher (chá) de aroma de baunilha ou nozes
1 colher (sopa) de especiarias diversas (misture canela, noz moscada, cravo, gengibre) ou de mix para pão de mel, comprado em lojas especializadas.
Recheio:
500 g de doce de leite de boa qualidade
gotas de essência de laranja ou 3 colheres (chá) de licor de laranja ou raspas de laranja desidratada
Cobertura:
500 g de cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo
Modo de preparar:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte 30 a 40 forminhas de pão de mel ou de mini bolo.
Bata os ovos com a manteiga e o açúcar e aos poucos, alternadamente, vá acrescentando os demais ingredientes, deixando o bicarbonato de sódio por último.
Para facilitar a colocação da massa nas forminhas, use um saco de confeitar, enchendo somente até a metade da forma, pois o pão cresce muito.
Coloque as forminhas em uma assadeira de base baixa (as de pizza), para facilitar o manuseio, e leve a assar por cerca de 15 a 20 minutos, dependendo do seu forno. Deve ficar bem assado. Não se preocupe pois o pão fica firme mas tenro por dentro.
Depois de frio e desenformado, parta os pães de mel ao meio no sentido horizontal e recheie com doce de leite (ou até com brigadeiro mole!), fechando as metades como um pequeno sanduíche.
Derreta a cobertura picada, conforme as instruções do fabricante (normalmente 1 minuto no microondas, desligando e mexendo para amolecer; se necessário, mais 30 segundos; mexa para esfriar um pouco e empregue).
Faça “banho de imersão” nos pães de mel, um a um, retirando-os com o garfinho especial (eu, que não tinha, usei um garfo grande de dois dentes) e deixando secar sobre papel manteiga. Depois de seco, cerca de 1 ou 2 horas, dependendo do clima, pode-se embalar.
Rende 30 a 40 unidades e a validade é de 7 dias.
O que fiz, maior, deu certo também e parti ao meio (corte sagital, diriam os cirurgiões de plantão), recheei com doce de leite aromatizado e joguei por cima cobertura de chocolate meio amargo como base e cobertura de chocolate branco para enfeitar, com confetes de chocolate par colorir (afinal, é Natal!), Comemos as fatias com sorvete de creme, neste calor infernal que está fazendo na primavera de 2013 em S.Paulo!
Penso que pode ser feito em assadeira retangular e depois cortado em quadrados ou círculos e as sobras aproveitadas para se fazer “cake pops” cobertos de chocolate, que tal?
outubro13 010

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s