Casinha de Pão de Mel

dezembro13 017
Vasculhei revistas guardadas com “receitas para fazer um dia” e preparei esta Casinha de Pão de Mel, baseando-me na receita e moldes da revista Festas Faça Fácil (1993), editora Globo, cuja edição traz receitas de Natal, tais como pãezinhos de São Nicolau, pão estrela, buche de Noel, biscoitos de especiarias, bolo de Natal,…
Foram necessárias algumas adaptações com relação ao tempo no forno, mas a massa ficou saborosa e farei biscoitos de mel com ela (olha a dica!). Deixo aqui a receita que fiz, com o meu tempo de forno:
Casinha de Pão de Mel (fazer 2 receitas para a casinha)
Massa:
4 col(sopa) de mel (90 g)
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 col (sopa) de manteiga ou margarina sem sal (45g)
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (375g)
1 col (chá) de canela em pó + 1/2 col (chá) noz-moscada + 1/2 col(chá) cravo moído + 1 col (chá) de gengibre em pó
1 col(sopa) de raspas de 1 limão
1 col(sopa) de suco de limão
1 ovo
2 col (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
gotas de essências (laranja, nozes, baunilha, mel, cravo…)
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte as costas de um tabuleiro de 30X45 cm, cubra com papel manteiga também untado.Reserve.
Coloque o mel+açúcar+manteiga numa tigela e leve ao microondas por 1 minuto, para derreter, retire, mexa e se necessário para dissolver o açúcar coloque mais 20 seg (PA).Reserve.
Numa tigela grande, coloque a farinha (reserve meia xícara de farinha sem usar) com as especiarias, o sal, o bicarbonato e as raspas de limão. Faça um buraco no meio da farinha e despeje a mistura de mel no centro com o suco de limão e comece a misturar com a espátula. Acrescente o ovo e amasse para homogeneizar, colocando aos poucos a 1/2 xícara de farinha que ficou à parte. Aromatize com a essência de sua preferência.
Abra a massa sobre um plástico enfarinhado, deixando no tamanho do fundo do tabuleiro e na espessura de 0,5cm. Se você amassar um pouco o plástico no qual estirou a massa, formará efeitos interessantes, que ficarão no pão de mel assado.Com cuidado, vire sobre o tabuleiro, apare as bordas e leve para assar por 15 a 20 minutos. É preciso que ele fique firme e dourado, mas se deixar muito tempo ficará duro e não será possível cortar as peças.
Quando sentir que está firme, retire do forno e coloque sobre uma grade reta para amornar.
Ainda morno, recorte as peças (se esfriar não será possível cortar) com uma faca afiada e reserve cuidadosamente, para não quebrarem. Estude a melhor maneira de ordenas os moldes sobre o pão assado, para não haver desperdício.
Observação: para a casinha são necessárias duas receitas. Enquanto uma está assando, faça outra.
molde da casinha pão de mel
Depois das peças recortadas, é hora de juntá-las.
Montagem:
Defina uma superfície na qual ficará a casinha (um prato retangular) e monte as peças, fixando-as com glacê real e com palitos de dente. Vá devagar, não tenha pressa.
Deixe de lado balas de goma, confeitos coloridos e prateados, palitos de chocolate, etc.
Preparei 250g de glacê real, mas 300g serão melhor para fixar as peças e decorar a casinha. Com o glacê, faça efeitos de neve (bico de confeitar ou saquinho furado). Não quer ter muito trabalho? Compre o Glacê Real da Arcor, pacote de 1 kg. É prático e dá certo. Assim você usa o que precisa e guarda o restante para outras decorações. Lembre-se que as balinhas deverão ser fixadas com o glacê real ainda mole, por isso faça a decoração por partes, a seu gosto.
dezembro13 013

dezembro13 019
Depois de terminada a decoração, deixe secar bem o glacê antes de mexer a casinha, para não quebrar.
Penso que posso fazer uma casinha menor, diminuindo o tamanho das paredes (por exemplo 16cm) e do telhado (por exemplo 19 cm), ou torná-la mais parecida com uma casinha de floresta, aumentando o ângulo das paredes frontal e do fundo.

Tenho certeza que você, que é muito caprichosa, vai fazer bonequinhos de pão de mel para decorar esta casinha, não vai? Fica aí a ideia.

Feliz Natal!!

Anúncios

2 respostas em “Casinha de Pão de Mel

    • Te, se você quiser outra receita que encontrei eu te passo, mas não testei ainda: você terá que ser “piloto de provas”! Obrigada pela visita!

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s