Buche de Noel – Tronco de Natal

dezembro13 025
Trata-se de um rocambole preparado para a ocasião do Natal e é moldado em forma de tronco de árvore. O meu levou paçoquinha na massa do pão-de-ló, mousse de creme de avelãs no recheio e foi enfeitado com ganache e frutinhas (groselhas).
Pão-de-ló:
6 ovos separados, claras batidas em neve firme
6 colheres (sopa) de açúcar
3 paçoquinhas de rolha esfareladas e mais 4 ou 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, o bastante para preencher uma xícara de capacidade de 250 ml.
2 colheres (sopa) de chocolate em pó ou cacau
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
pitada de sal
essência de sua preferência (baunilha, rum, avelã, chocolate…)
Mousse de avelãs:
1 xícara (250 ml) de creme vegetal para bater chantili, tipo Hu-lá-lá, Amélia..-> Bater até obter consistência leve
1/2 pote de creme de avelãs com cacau (190 g)
Misture o chantili com o creme; isso irá emulsionar a mistura e formará uma mousse, que deverá ser macia suficiente para ser espalhada; se ficar muito dura adicione às colheradas creme de leite ou o creme vegetal não batido. Reserve.
Ganache:
170 g de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite ou creme vegetal para chantili
Derreta o chocolate no microondas (1 minuto em PA), deixe esfriar um pouco e adicione o creme de leite aos poucos até obter o ponto de espalhar sobre o rocambole. Reserve.
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º C, unte uma forma retangular (30 X 40 cm) e forre o fundo com papel manteiga untado. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar para formar um creme fofo e esbranquiçado. Junte às colheradas a mistura de farinha e paçoquinha, mexendo com a colher. Adicione o sal, a essência e o chocolate em pó, misturando.
Adicione 1/3 das claras em neve à massa, misture para torná-la mais fácil de manusear e aos poucos coloque o restante das claras em neve, sempre com cuidado para não “desmontar” a estrutura da massa. Coloque o fermento em pó e misture levemente; espalhe a massa na forma forrada, bata-a levemente na mesa para as bolhas de ar subirem e leve a assar por cerca de 15 minutos, quando então as bordas do pão-de-ló começarão a se soltar.
Retire do forno e vire-o sobre um pano de pratos polvilhado com açúcar. Tire o papel manteiga e com cuidado enrole-o com o pano, deixando na forma de rocambole até esfriar. Você poderá enrolar no sentido do comprimento ou da largura, dependendo da forma e tamanho que quiser deixar seu rocambole.
Depois de frio, desenrole a massa e espalhe por cima a mousse de avelãs (seja generosa: é Natal!). Enrole novamente com cuidado e coloque o rocambole no prato de servir.
Proteja as laterais do prato com tiras de papel manteiga, pois agora você cobrirá o “tronco” com a ganache, formando riscos e falhas características. Retire o papel, enfeite com frutinhas e deixa na geladeira até a hora de servir.

dezembro13 026

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s