Pizza Coroa Real

dezembro13 031
A internet facilita tanto a vida das cozinheiras amadoras, que é impossível não compartilhar um bom prato. Encontrei a receita da Pizza Coroa Real na página do Facebook “Fórum de Pizzas” e adaptei o recheio, usando o da Torta Girassol de Ricota e Espinafre, do blog Cozinha Santa, da Sandra Maria Furghieri Bylaardt: saiu uma “Pizza Coroa Real de Ricota e Espinafre”, que repasso para vocês!
Massa:
500 g de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco
100 ml de leite
200 ml de água
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
Preparo da massa:
Dissolva o fermento no leite morno com o açúcar; coloque a farinha numa tigela grande e faça um buraco, onde será despejado o fermento dissolvido; mexa incorporando aos poucos a farinha da tigela, acrescentando o sal, o óleo e a água aos poucos. Leve esta massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe nela, de maneira a deixá-la macia e lisa, sovando e esticando por uns 10 minutos. Faça uma bola de massa e deixe descansar numa tigela protegida, por meia hora, ou até dobrar de volume.
Unte uma assadeira de pizza grande.
Abra a massa em um círculo do tamanho interno da assadeira, colocando-a ali; marque o centro da massa com um pires, mas não corte a massa; coloque o recheio em forma de círculo por fora do círculo desenhado com o pires, o equivalente à metade da largura do espaço que restou, ou seja, vai ficar uma borda sem recheio. Com uma faca afiada, faça cortes no círculo interno de massa (o que foi feito com o pires) de modo a ficarem 8 pedaços triangulares (imagine um aro de bicicleta…). Agora, com cuidado, você pegará a ponta de um destes triângulos e puxará por cima do recheio, passando por baixo da borda de massa, para prender o que seria uma “fatia”; repita este processo com todos os triângulos internos, puxando-os para fora e encaixando as pontas por baixo da borda sem recheio. Parece complicado, mas é extremamente fácil de fazer, não tenha receio.Vai ficar com a aparência de uma coroa (daí o nome da pizza).
Deixe crescer por mais 1 hora mais ou menos e depois leve a assar em forno pré-aquecido por cerca de 25 a 30 minutos (depende do forno), até dourar. Eu passei água e polvilhei sementes de gergelim nos triângulos sobre o recheio, antes de colocar para assar a pizza.
dezembro13 037
Recheio:
Como já expliquei, preparei um recheio de ricota e espinafre, da Torta Girassol:
1 maço de espinafre, lavadas as folhas e cozido rapidamente apenas na própria água de sua lavagem (+ou-200 g)
300 g de ricota fresca esfarelada
1 cebola picada
1 ovo
1 colher (chá) de sal
uma pitada de noz moscada
2 ou 3 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 ou 3 colheres (sopa) de molho de tomates
Esprema o espinafre cozido e pique. Pique a cebola e refogue no óleo. Junte o espinafre, o sal e a noz moscada. Retire do fogo, junte a ricota e o ovo, misturando.
Espalhe sobre a massa da pizza, conforme explicado acima, o molho de tomates e sobre este a ricota com espinafre, Feche a massa e siga o processo. Caso queira usar queijo parmesão ralado (100 g) não use muito sal (o queijo já é salgado).
Nota: ficou uma pizza bem grande e 8 pessoas comeram muito bem.
dezembro13 038

Anúncios

2 respostas em “Pizza Coroa Real

  1. Hmmmm!! Isso esta com uma cara ótima! Uma delícia e tb decorativo. Tb pode ser feito com massa mil folhas comprada pronta. Obrigada por compartilhar!

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s