Bacalhau Gratinado

dezembro13 045

Nossa querida chef Sandra Maria Furghieri Bylaardt, do blog Cozinha Santa, publicou uma postagem sobre dessalga rápida de bacalhau, juntamente com uma receita linda e deliciosa.
Aqui em casa, somente eu e minha filha Helena comeríamos o bacalhau, então comprei somente um pouquinho, uma bandejinha de retalhos de bacalhau para experimentar a dessalga de Sandra e fiquei impressionada com a facilidade do procedimento!Não fiz a receita de Sandra, que você vai encontrar no link abaixo:
http://cozinhasanta.blogspot.com.br/2013/12/bacalhau-de-forno-com-dessalga-ultra.html
…mas com o procedimento aprendido preparei meu bacalhau gratinado, que rendeu tanto que tive que congelar!
Os ingredientes são os de uma bacalhoada tradicional, porém substituí as azeitonas por fundo de alcachofras picados e o creme de leite por iogurte natural.
Meu bacalhau gratinado:
1 bandejinha de retalhos de bacalhau
500 g de batatas
1 cebola média picada
meio pimentão amarelo picado
meio pimentão vermelho picado
3 ovos cozidos duros picados
3 fundos de alcachofra picados
meia xícara (chá) de cheiro verde picado
4 colheres de óleo ou azeite
1 pote de iogurte natural
3 tomates picados
farinha de rosca misturada com queijo parmesão, para gratinar
Ferva em uma panela grande bastante água, desligue o fogo e mergulhe os retalhos de bacalhau, deixando-os no máximo por 5 minutos. Retire o bacalhau, aproveitando a água para cozinhar as batatas. Desfie o bacalhau, pique as batatas e reserve.
Refogue em uma panela grande a cebola, os tomates, o bacalhau desfiado, os pimentões, a alcachofra picada. Coloque uma xícara de água e deixe cozinhar um pouco (10 minutos), acrescentando o cheiro-verde. Prove o sal (provavelmente não será necessário corrigir). Acrescente o iogurte, os ovos picados e as batatas cozidas e picadas em cubinhos, dando uma leve mexida e já desligando o fogo.
Coloque essa mistura num refratário médio, alise e polvilhe farinha de rosca com parmesão. Leve ao forno médio alto (210ºC) para gratinar.
Se você quiser, pode substituir o iogurte por requeijão cremoso.
Se for congelar, é melhor não acrescentar as batatas, deixando como um recheio, que poderá ser utilizado em tortas e empadas.
Eu, assim como Sandra, “não acreditei muito” na dessalga rápida, mas funcionou bem e em 1h30min eu já estava com o prato preparado. Você também “não acredita muito”? Então faça como eu e compre uma bandejinha de retalhos de bacalhau (de boa qualidade, lógico!): você não vai perder nada e ainda terá um recheio delicioso feito em pouquíssimo tempo.
dezembro13 045

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s