Pão de Passas, com desenho de melancia

novembro13 046
Acompanhei esta receita no Youtube, de Tammy (Canadá), que colocou um vídeo no Yoyomax12, com o passo a passo.
Deixo aqui a tradução da receita, pois está em inglês, e já aproveito para agradecer à Tammy pela receita muito gostosa e diferente.

Esta é a mesma receita de pão que eu usei para o pão panda e o pão arco-íris.
Receita:
3 xícaras de farinha de trigo (375 g)
2 1/2 colheres de sopa de açúcar branco granulado (14 g)
1 xícara de leite (250 ml)
1 gema de ovo
3/4 de colher de chá de sal (cerca de 3 g)
1 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal (21 g) amolecida (eu usei manteiga com sal, não o suficiente salgada para fazer a diferença)
2 1/4 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo (um envelope ou 10 g)
3/4 de xícara (chá) de passas (120 g)
Misture o leite, manteiga e gema de ovo juntos em uma tigela grande e coloque no micro-ondas por 40-60 segundos até que se sinta a mistura quente ao toque.
Adicione o açúcar, o sal e o fermento e misture bem.
Misture uma xícara de farinha com uma colher ou batedor.
Mistura a segunda xícara de farinha com uma colher, a massa vai se afastar dos lados ,
Você terá a massa úmida e pegajosa, mas firme o suficiente para cortá-la em duas metades ou quartos.
Divida a massa ao meio. Corte uma das metades em dois pedaços.
Coloque os dois pedaços menores em tigelas individuais. Deixe a metade na tigela grande.
Adicionar corante de alimentos vermelho ou rosa (ou ambos) para a maior parte da massa e mexa até incorporar, adicione em cerca de três quartos  de xícara de passas (120g) (eu usei passas Thompson, porque elas são mais escuras do que Sultanas e parecem mais sementes de melancia ).
Mexa até que as passas sejam incorporadas à massa, adicione pequena quantidade a mais de farinha e mexa até que não grude mais. Desenforme sobre uma bancada e sove a massa de pão, espalhando pequenas quantidades de farinha sobre o balcão. Continue a amassar por cerca de 8-10 minutos, até a massa ficar lisa e elástica. Recoloque as passas que caem de volta na bola de massa.

Revista a bola de massa levemente com óleo ou farinha e coloque em uma tigela. Cubra com filme plástico e coloque em um lugar quente para crescer até dobrar de tamanho.
Repetir o procedimento acima com uma das pequenas porções de massa, com adição de corante alimentício verde e, em seguida, farinha suficiente para ser capaz de amassar. Amasse até ficar lisa e elástica, coloque em uma tigela coberta e deixe crescer até dobrar.

Repita o mesmo processo com o último pedacinho de massa branca. Apenas adicione a farinha e amasse (sem corante de alimento).
Depois que as bolas de massa duplicaram em tamanho (cerca de 1h30min a 2 horas) faça o seguinte:
Coloque a bola de massa vermelha no balcão levemente polvilhada com farinha. Sovar para remover grandes bolhas de ar e dar forma de rolo, mais suavemente possível. O comprimento do rolo vermelho deve ser o comprimento da parte inferior da forma de pão.
Abra a bola de massa branca com um rolo, grande o suficiente para cobrir completamente o rolo vermelho. Pincele um pouco de leite no rolo vermelho e na parte branca da massa e em seguida enrole a peça branca em todo o rolo vermelho. Certifique-se de que todo o vermelho é coberto e apertar as costuras (bordas) firmemente para selar.

Estenda a parte verde da massa, grande o suficiente para cobrir a forma agora branca. Pincele com leite e enrole completamente em torno do rolo branco, cobrindo-o completamente e belisque as bordas unidas, para selar.
Coloque a massa já pronta em uma forma de pão untada. Cubra com filme plástico (untar o filme plástico levemente para que ele não grudar na massa) e deixe crescer em local aquecido até dobrar de tamanho (cerca de uma hora).
Asse em forno a 180º C, por cerca de 20 a 25 minutos. Basicamente, cozê-lo até o lado de fora dourar e quando você tocar no pão, fizer um som oco.
Deixe esfriar um pouco na forma e em seguida retire e deixe esfriar sobre uma grade. Por mais que você queira cortá-lo imediatamente , espere até esfriar. Um pão quente libera muito vapor quando cortado e esta é a umidade que você deseja manter dentro do pão: ela vai ajudar o pão a ficar úmido por mais tempo.”

novembro13 030 novembro13 036

O pão já moldado na forma, para crescer.
novembro13 038

O pão já crescido.
novembro13 039

Pão assado e removido da forma, esfriando na grade.
novembro13 042

Pronto e fatiado.
novembro13 043
Uma fatia de melancia!!!

 

Anúncios

Uma resposta em “Pão de Passas, com desenho de melancia

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s